Ostara – como florescer e fertilizar a sua vida



A cada dia que passa vamos saindo do Inverno rigoroso e vamos entrando lentamente na Primavera, com as suas flores coloridas, os solos verdes e férteis com o seu cheiro característico de terra molhada, o cantar das aves que se fazem ouvir ao despontar dos primeiros raios de sol, pelo fresco amanhecer. Surge o ciclo de acasalamento dos animais, que começarão a multiplicar-se depois da Primavera estar já instalada.

Ostara é a festividade do culto da Mãe Terra que celebra todos estes acontecimentos tão naturais mas tão magníficos do ciclo anual de morte e renascimento da natureza. São ciclos de vida e morte que conseguimos observar claramente a acontecerem à nossa volta, podemos ver esse caminho a dar-se de dia para dia na terra, nos céus, nos animais. Mas não nos podemos esquecer que também nós fazemos parte de todo este ciclo perfeito de constante mudança e evolução cíclica, e que devemos estar sintonizados com esta energia da Primavera, tirando todo o proveito e benefício que ela nos pode dar. Sendo uma altura do ano ligada à fertilidade e fecundidade da Terra, também nós podemos trabalhar dentro de nós e nas nossas vidas esta mesma energia, levando a cabo todo o tipo de acções que nos levem nesse mesmo sentido.

A Primavera é como o Quarto Crescente e o Amanhecer, todos com a mesma simbologia de começo de actividade, de colocar ideias em prática. 

Durante o Inverno foi altura de introspecção, de análise do ano anterior e de planos para o ano seguinte, algo que usualmente fazemos no final de um ano, na passagem para o ano seguinte, mas também na passagem de um dia para o outro. Quando nos deitamos para dormir é normal pensarmos em tudo o que fizemos durante o dia, o que ficou pendente, o que nos aconteceu, e começar a planear o dia seguinte relembrando o que tem de se fazer, os compromissos que se tem de honrar e o que gostaríamos de ter tempo de fazer (infelizmente esta última raramente chega a concretizar-se nos dias que correm).

O Inverno foi o momento da semente estar escondida na Terra, no frio fecundo da nutritiva Mãe Terra.

A Primavera é o momento de se ver a semente germinar e crescer de dia para dia, ganhando forma.

Este é o momento certo, então, para começar todos os planos que tem em mente. Se acabou por atrasar a implementação das suas resoluções de Ano Novo, não pense que o ano está arruinado. Aproveite esta energia de começos e de acção para colocar em prática os seus desígnios, sem procrastinar. Coloque as mãos na terra e faça acontecer.

É normal que nesta altura se sinta irritadiço, irrequieto e ansioso, não desespere. A Primavera vem agitar-nos para nos energizar e impulsionar para a acção, e quando a nossa energia não é canalizada para o que sabemos na nossa essência ser o nosso caminho na Terra, a nossa mente e emoções ressentem-se e fazem-se ouvir das mais diversas maneiras – alterações no apetite, insónias (ou o seu contrário), irritabilidade, ansiedade, preocupação, impulsividade. Nada como ler um livro, ouvir uma música relaxante ou passear num jardim para recuperar o foco e acalmar este fogo primaveril.

Mesmo que este início de Primavera não seja dos mais calmos, com todas as tempestades das últimas semanas, aproveite para sentir a chuva no seu rosto, o vento nos seus cabelos e a terra húmida nos seus pés, ganhando força para agir no concreto.

Muito Amor,

Diana Pereira

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Porque procura o amor fora de si?

Magia