Holismo


Um dos princípios do meu trabalho enquanto terapeuta é esta palavrinha pomposa – Holismo.

Afinal, o que é o holismo?

O ser humano é um animal extremamente complexo, cheio de emoções, personalidade, ideias, gostos, exigências e crenças dentro de um corpo físico não menos importante. Nada nele pode ser dissociado. Não há nada em nós que possa ser visto em separado de tudo o resto e que por si só nos possa definir.

Para que sejamos completamente compreendidos temos de ser vistos por inteiro.

O holismo é isto. Simples. Ver o ser humano como um animal emocional, social, mental, físico e espiritual, vendo tudo isto como constituindo uma peça maior, em vez de analisar cada uma das vertentes em separado para compreendê-la.

Porque é isto importante nas minhas consultas? Se tenho um paciente com uma depressão não vou apenas ligar aos seus problemas emocionais sem os ligar ao mental e a sintomas físicos, por exemplo. Como não posso também tratar um paciente com dores nas costas sem lhe perguntar se está sob stress ou se sente que “carrega o mundo às costas”.

Estes são apenas exemplos de um mundo infinito de possibilidades, mas é assim mesmo quando se trata de pessoas únicas, com queixas únicas, histórias de vida únicas.

De acordo com isto, também o tratamento será diferenciado dependendo do paciente. Não será feito o mesmo processo para todos os pacientes com depressão, nem para todos os pacientes com dores nas costas.  

As pessoas não são máquinas e, como tal, não podemos ver os órgãos como se fossem peças que basta martelar, aparafusar ou trocar por uma peça nova para que todo o organismo volte a funcionar correctamente. Devemos também questionar-nos pela razão de os desequilíbrios se instalarem no nosso organismo.

O meu papel enquanto terapeuta é ler a pessoa que tenho à minha frente, tentar conhecê-la o melhor possível de modo a oferecer a melhor consulta, completamente personalizada, dando sempre o melhor de mim todos os dias para que o paciente saia a sentir que valeu a pena ter vindo.

Muito Amor,

Diana Pereira

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Porque procura o amor fora de si?

Magia