Resiliência? O que é isso?


No artigo anterior (“Estamos Fragmentados”) falei desta palavra tão importante, mas achei que, pela sua importância, devia fazer um artigo só sobre ela. Alguém que queira ser cada vez melhor precisa de aplicar isto constantemente.

Ora, segundo o dicionário, a Resiliência é “a capacidade de superar, de recuperar de adversidades". E é mesmo isso. Quanto mais resilientes somos, maior a nossa capacidade de enfrentar os desafios que a vida nos coloca à frente, não tendo medo nem vitimizando-nos, mas antes procurando soluções. Os tempos podem ser difíceis, cheios de montanhas por escalar, fogos por apagar... Mas parte de nós, da nossa decisão, da nossa força e determinação ultrapassar esses momentos menos bons e tirar o melhor deles.

É quando estamos no modo “Calimero” que todas as oportunidades nos passam ao lado, que nos desmotivamos para atingir os nossos objectivos e que fazemos com que tudo na nossa vida estagne,

sem avançar nem recuar.

Muitas vezes é necessária uma tomada de consciência, pois não vemos, não conseguimos ver, que estamos a sabotar-nos a nós mesmos. Estamos a ser o nosso maior inimigo ao impedir-nos de termos o que queremos. Os amigos, família e terapeuta(s) têm um importantíssimo papel nessa tomada de consciência ao dizerem-nos o que estamos a fazer inconscientemente e ao ajudar-nos a voltar ao nosso caminho.

Na minha opinião, esta é a capacidade humana mais importante a desenvolver para conseguir ser feliz. A resiliência é saber navegar com as ondas do mar, que são inevitáveis. É saber que deixando-nos ir, nos perdemos. É saber que forçando para resistir, podemos ir ao fundo.

A resiliência é um equilíbrio que implica a aceitação da situação,
a sua análise, a procura de soluções e a sua implementação
para levar à resolução do problema em si,
sem nunca nos deixarmos dominar pelo medo.


Seja resiliente e encare os seus problemas de frente, sem medo.

Muito Amor,

Diana Pereira


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Porque procura o amor fora de si?

Magia